História e Geografia 6º - 26/05


Disciplinas: HISTÓRIA/GEOGRAFIA

Professora: Jaqueline Estriser Gontarek
Turma – 6º ano
Assunto/ conteúdo:
·         A História antes da escrita
·         A presença humana na América
·         Os lugares se relacionam

Habilidade da BNCC:
·         (EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
·         (EF06GE01): Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivencia e os usos desses lugares em diferentes tempos.

ATIVIDADE 1:


LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO:
A História antes da escrita
O longo período da História que antecede a criação da escrita costuma ser subdividido em duas partes:
Período Paleolítico( pedra lascada-2,5 milhões de anos atrás): durante esse período, nossos ancestrais eram caçadores e coletores. Faziam armadilhas , pescavam coletavam moluscos, ovos , frutas, raízes e vegetais comestíveis. Eram nômades, ou seja, mudavam-se com frequência, de um local para o outro em busca de alimentos.Nesse preíodo o homem passou a dominar o fogo, ao dominar essa técnica passou a assar alimentos , afastar animais que o ameaçavam e ainda aprimorou suas ferramentas de caça e pesca.
Período Neolítico( pedra polida- 12 mil anos atrás): Nesse período o homem passou a praticar a agricultura e a domesticação de animais. Teve início assim o processo de sedentarização , ou seja, passou a ter moradia fixa. Nesse período também passou a melhorar seus intrumentos como foices, machados e enxadas e ainda passou a utilizar algumas tecnicas agrícolas, como a adubação do solo e o uso de arado puxado por animais.


A História antes da escrita no lugar em que vivemos

O território que atualmente compreende o Brasil foi ocupado há milhares de anos. Nos litorais sul e sudeste, instalaram-se grupos populacionais conhecidos como povos dos sambaquis ou sambaquieiros. Já os povos que ocuparam a região amazônica são chamados de ceramistas. Por meio dos vestígios deixados por eles e de pesquisas arqueológicas, foi possível levantar informações e formular conhecimentos sobre suas culturas e seus modos de vida.
A Arqueologia é a ciência que estuda vestígios materiais da presença humana, sejam estes vestígios antigos ou recentes, com o objetivo de compreender os mais diversos aspectos da humanidade. Pode-se dizer que o arqueólogo é o detetive que tem a obrigação de investigar os mais diversos tipos de vestígios materiais para compreender o contexto de atividades humanas em um determinado tempo e espaço. O que chamamos de vestígios arqueológicos são os objetos materiais identificados em sítios arqueológicos. Um sítio arqueológico é, basicamente, um lugar onde houve alguma ocupação humana no passado.Para muitas pessoas é difícil imaginar como são os vestígios arqueológicos de humanos mais antigos, pois não fazem ideia de como eram os modos de vida destes grupos popularmente chamados de pré-históricos. Artefatos feitos de pedra e cerâmica são os mais encontrados nesses lugares.
Mas será que temos sítios arqueológicos em Santa Catarina? A resposta é muito positiva, pois a  Superintendência do Iphan em Santa Catarina cadastrou, até 2014, 1471 sítios arqueológicos no Estado, onde estão os maiores sítios do tipo sambaqui do mundo. Isso comprova que a existência de vida humana, no território que vivemos, é muito mais antiga do que imaginamos.
Certamente se faz muito importante a valorização e preservação desses espaços, pois são vestígios que fazem parte da História da humanidade.

Sambaquis são montes compostos de moluscos (de origem marinha, terrestre ou de água salobra), esqueletos de seres pré-históricos, ossos humanos, conchas e utensílios feitos de pedra ou ossos. É resultado de ações humanas, ou seja, são montes artificiais, com dimensões e formas variadas. A palavra “sambaquis” tem origem Tupi, e é a mistura das palavras tamba (conchas) e ki (amontoado).
OBS:. É muito comum ser encontrado em nossa região pontas de lanças como estas da imagem, esses artefatos provavelmente perteceram a pessoas que viveram no período Paleolítico e Neolítico.:

Pontas de projeto encontradas na região de Alfredo Wagner. Fonte: Museu de Arqueologia da Lomba Alta. Fotos e montagem: Fernando de Almeida (2018)



ATIVIDADE 2

Agora o arqueólogo é você:
     1 - Pergunte aos seus familiares se eles já ouviram falar, ou ainda se conhecem algum artefato ou objeto que provavelmente pertenceu á pessoas que viveram nesse período anterior a invenção da escrita. (Registre em seu caderno de História).






   2 - Encontre as palavras chave do texto no Caça palavras.


    3 - Em uma folha de sulfite produza um desenho do lugar que você vive, e em outra folha desenho como você imagina que era esse lugar no período anterior á escrita. Utilize como base, para a representação, informações dos textos que você leu acima. Cole os desenhos no caderno de GEOGRAFIA.


 

A professora Jaqueline irá atender os alunos no Grupo nas quintas-feiras das 09:00 às 09:45.
Atenciosamente, Direção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensino Religioso 6º, 7º, 8º e 9º - 30/06

Inglês 9º - 25/06

Sugestões de Leitura