Geografia 9º - 26/05


GEOGRAFIA


ATIVIDADES PARA O PERÍODO DA QUARENTENA  1º BIMESTRE 9º ANO 2020

OLÁ FAMÍLIAS! ESPERO QUE ESTEJAM BEM E SE CUIDANDO BASTANTE. CONFORME É DE CONHECIMENTO DE TODOS AS ATIVIDADES ESCOLARES SERÃO ENVIADAS ÁS FAMÍLIAS PARA SEREM DESENVOLVIDAS PELAS CRIANÇAS COM AUXÍLIO DE UM LEITOR. ESSAS ATIVIDADES FORAM SIMPLIFICADAS E DEVEM SER FEITAS NUM CADERNO OU FOLHA BRANCA E GUARDADAS PORQUE ELAS COMPROVARÃO QUE SEU/A FILHO/A ESTÁ RECEBENDO ACOMPANHAMENTO DA EQUIPE ESCOLAR. DEIXO AQUI O MEU ELOGIO AS FAMÍLIAS QUE SE EMPENHAM EM AJUDAR AS CRIANÇAS NAS ATIVIDADES ESCOLARES. UM GRANDE ABRAÇO DO PROFESSOR LAERCIO. BOBROVICZ E UM BOM TRABALHO.


ATIVIDADES: 

Interprete o mapa mental e os textos abaixo e responda:


O que você entende por globalização?
O que são blocos econômicos?
Qual é o objetivo da criação dos blocos econômicos?

O que significam as siglas que representam organizações mundiais:
ONU
OMC
FMI
OMS
A nova ordem mundial
Para que possamos entender a organização política atualmente, é necessário entender como se deu o seu processo histórico. Por isso, iniciaremos falando sobre como foi inaugurada uma nova ordem mundial com o fim da guerra fria e seus desdobramentos, com o incremento da globalização e de uma política neoliberal, além da criação de blocos econômicos e do fortalecimento de órgãos supranacionais.
Desde o fim da segunda guerra mundial, tivemos uma organização política baseada na bipolaridade mundial entre estados unidos e união soviética. Com o fim dessa guerra fria, foi iniciada uma nova ordem mundial, baseada não mais na bipolaridade, mas na multipolaridade.
A ordem multipolar, defendida por muitos historiadores e geógrafos, dita que o poder estaria dividido entre diversos países, como a alemanha, os estados unidos, o japão, a china, a índia, o brasil, dentre outros. No entanto, essa mudança de uma ordem bipolar para uma multipolar ainda enfrenta críticas. No que se refere a uma ordem cultural e militar, considera-se que existe uma ordem unipolar, liderada pelos eua.
Os blocos econômicos
Apesar da criação dos blocos econômicos remeter à década de 50, com a formação da benelux, no pós-guerra fria esses blocos começaram a ganhar maior importância. Diante do consequente aumento da competitividade com a expansão da globalização e do neoliberalismo, foi necessária a criação de blocos como forma de proteção e fortalecimento econômico. Os principais blocos econômicos atuais são a União Europeia, o Mercosul, o Nafta e Apec.

a)           Qual é o objetivo da criação de blocos econômicos entre os países?

b)                  Quais são os países que integram os seguintes blocos econômicos:
 União Europeia
 Mercosul
NAFTA
APEC.
c) Quais são suas atividades praticadas pelas organizações abaixo:
ONU
OMS
FMI
OMC


O professor Laércio irá atender os alunos no Grupo nas quartas-feiras das 13:00 às 13:45.
Atenciosamente, Direção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensino Religioso 6º, 7º, 8º e 9º - 30/06

Inglês 9º - 25/06

Sugestões de Leitura