História 9º - 26/05
Disciplina: HISTÓRIA
Professora:
Jaqueline Estriser Gontarek
Ciclo: Ensino Fundamental – 9º ano
Assunto/ conteúdo: Movimentos sociais e resistências
Ciclo: Ensino Fundamental – 9º ano
Assunto/ conteúdo: Movimentos sociais e resistências
Habilidade (BNCC): (EF09HI09) Relacionar as conquistas de
direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais.
LEIA
COM ATENÇÃO:
Movimento e resistência
No início do Período Republicano no Brasil, o
interior do país, o isolamento e a falta de políticas específicas para o campo
levaram á exclusão da população sertaneja do projeto de modernização.
A concentração de terras nas mãos de poucos
latifundiários dificultava o acesso á propriedade rural. Muitos camponeses
sofriam com a exploração da mão de obra e péssimas condições de vida.
Esses entre outros fatores contribuíram para a
eclosão de movimentos sociais no campo em várias regiões, entre eles a Guerra
de Canudos e a Guerra do Contestado.
Essas duas guerras tiveram motivos distintos e
peculiaridades. Porém, é importante destacar que se configuraram como os
primeiros movimentos sociais de resistência, no campo, nesse período histórico,
no Brasil.
Atualmente muitos historiadores estudam e
escrevem sobre a Guerra do Contestado. Para nós que vivemos em territórios
antes contestados, isso é muito importante. Pois além de valorizar a história
de nossos antepassados, nos revela que ainda existe muito a ser escrito e
pesquisado sobre ela.
Sabemos que a música é uma forma de arte, na qual se
expressa sentimentos, e que também nos trás conhecimento. As principais
músicas com raízes nas manifestações folclóricas e artísticas do Contestado são
de autoria de Vicente Telles.
“Minha música é movida
pela dor. Em minhas composições, trabalho artesanalmente com palavras e notas
musicais que nascem do sentimento histórico de nossa aldeia contestada”
Mestre Vicente de Paula Telles (1931-2017
Mestre Vicente de Paula Telles (1931-2017
Outros
compositores também se interessaram e fizeram música sobre a Guerra do
Contestado, como o exemplo a seguir:
Grupo Os Guris
Guerra do Contestado
(Rogerio Joe, Pedro L de Souza)
HÁ MUITOS ANOS FIRMADO, UMA DIVISÃO DE TERRA
NA CAPITAL RIO DE JANEIRO, DEPOIS DE UMA GRANDE GUERRA
TINHAM REBELDES E JAGUNÇOS, CONTRA AS TROPAS MILITARES
NEGA JACINTA E JOÃO-MARIA, PERSONAGENS EXEMPLARES
AMERICANOS SE INSTALARAM, NO NOSSO PLANALTO NORTE
ACABARAM COM A MADEIRA, FORAM-SE E DEIXARAM A MORTE
EXTRAINDO A ERVA MATE, EXPLORANDO A EXPORTAÇÃO
PELO PROCESSO BARBAQUÁ, RIQUEZA DA NOSSA REGIÃO
TAMBÉM TIVEMOS IMBUIA, DEZ METROS DE CIRCUNFERÊNCIA
DERRUBADO EM ALGUNS MINUTOS, COM MIL ANOS DE EXISTÊNCIA
DEPOIS QUE A ESTRADA DE FERRO, ATRAVESSOU NOSSO ESTADO
OITO MIL TRABALHADORES, FICARAM DESMPREGADO
TAQUARUCÚ CARAGUATÁ, SÃO PEDRO SANTA MARIA
VILAREJO ONDE OS REBELDES, FIZERAM SEU DIA A DIA
UM MOVIMENTO SERTANEJO, ASSIM ELE FOI CHAMADO
ESTA É UMA VERSÃO, DA GUERRA DO CONTESTADO (BIS)
·
Produza
uma paródia sobre a Guerra do Contestado, ilustre a letra da música e cole no
caderno.
A professora Jaqueline irá atender os alunos no Grupo nas quartas-feiras das 10:00 às 10:45 e nas quintas-feiras das 16:00 às 16:45.
Atenciosamente, Direção.
Comentários
Postar um comentário