História e Geografia 7º - 26/05


Disciplina: História  

Professora: Jaqueline Estriser Gontarek
Turma – 7º ano
Assunto/ conteúdo: História da África
Habilidade da BNCC: (EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.

ATIVIDADES:

1 - LEIA COM ATENÇÃO

CONHECER A HISTÓRIA DA ÁFRICA
Ao longo do tempo, os povos africanos desenvolveram uma grande diversidade de culturas e de conhecimentos, como a metalurgia, o artesanato e a música.
A África é o terceiro maior continente do planeta em extensão territorial. Tem uma grande diversidade de povos, de diferentes etnias, culturas línguas e religiosidade por todo o seu território.
Neste continente, desde a Antiguidade, rios como o Nilo, o Congo e o Níger foram importantes para o desenvolvimento da agricultura, para a formação de cidades e reinos e também para a circulação de pessoas e de mercadorias.
As sociedades africanas adotaram, ao longo de sua história, diversas formas de organização social e política, com a existência desde pequenas comunidades reunidas em aldeias até grandes impérios formados por vários reinos.
Os principais reinos e impérios africanos foram:o Reino de Gana, o Império do Mali, Império Songai, reinos Iorubás e Reino do Congo, cada qual com características distintas.
No território do Mali, algumas pessoas tinham a função de narrar histórias por meio de poesias e com acompanhamentos musicais. Eram os chamados griôs.
Os griôs existem até hoje e são bastante respeitados, pois tem uma função de preservar e difundir conhecimentos sobre o passado ás novas gerações. Ao ajudar a preservar a história e a cultura de seu povo, os griôs auxiliam no processo de formação da identidade e valores de uma sociedade. Dotados de uma grande capacidade de memorização, muitas vezes os griôs assumem papel importante em sua comunidade, ao transmitir conhecimentos úteis para a vida cotidiana.

      2 - Sobre as sociedades e culturas da África, leia, a seguir, o texto da historiadora brasileira Marina de Melo e Souza.
                                                   [...] Perceber a variedade das sociedades africanas pode nos ensinar a conviver com a pluralidade que nos compõe, sem atribuir hierarquias aos diferentes grupos culturais. Pode nos ajudar a vencer preconceitos herdados de tempos passados e construir um futuro no qual existam condições de vida mais igualitárias.
Marina de Melo e Souza. África e Brasil africano. São Paulo. Ática, 2007.p.169.
RESPONDA:
a)      Segundo a autora, por que é importante perceber e conhecer a variedade das sociedades africanas?
b)      Explique a relação que autora estabelece entre o estudo da história das sociedades africanas e a questão do futuro.
c)      Você concorda com a opinião da autora? Por quê?

    3 - Qual a importância do trabalho de um griô?

   4 - Pense nos ensinamentos mais importantes que você adquiriu com seus pais, tios, avós e faça uma lista. Depois pense em maneiras criativas de transmitir esses conhecimentos á outras pessoas, seja elaborando contos e poemas, seja compondo músicas. Use sua criatividade. Registre no caderno.


Disciplina: GEOGRAFIA

Professora: Jaqueline Estriser Gontarek
Turma – 7º ano
Assunto/ conteúdo: O território brasileiro.
Habilidade da BNCC (EF07GE09): Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil(cartogramas) identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
      1 - LEIA O TEXTO:
A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL
O Brasil nem sempre teve a configuração territorial que atualmente observamos. No passado, os limites que separam o território brasileiro dos territórios vizinhos eram bem diferentes.
O Brasil passou por um processo de ocupação e povoamento ao longo dos séculos.
Até 1500, com a chegada dos primeiros portugueses, as terras que hoje fazem parte do território brasileiro eram habitadas por povos indígenas de culturas muito diversas, que falavam línguas diferentes e mantinham costumes e tradições variados.
O processo de povoamento do território por povos não indígenas teve início no litotal, sobretudo com a exploração do pau-brasil. Mas, o povoamento efetivo ocorreu ainda no século XVI, com o plantio da cana-de-açúcar em grande propriedades. Isso levou a formação das primeiras vilas.
No século XVII, o povoamento avançou em direção ao interior do território, com o avanço da pecuária bovina. Durante o século XVIII, o povoamento do território prossegue, além da atividade pecuária, a descoberta das minas de ouro e diamante impulsionaram o povoamento em direção ao interior do território. Ultrapassando os limites do Tratado de Tordesilhas, assinado entre Portugal e Espanha em 1494.
No século XIX, o povoamento avança para outras regiões, principalmente com o início da produção de café.
Os limites atuais do território brasileiro foram definidos somente no início do século XX, com a assinatura de vários acordos e tratado fronteiriços estabelecidos com os países vizinhos.


      2 - Após realizar a leitura, analise os mapas, e responda:

a)      Compare os mapas e identifique as principais transformações ocorridas, que provocaram a formação territorial do Brasil.
b)      Quais territórios foram incorporados entre 1534 e 1789?
c)      Quantos estados foram criados após 1943?
d)     Por que se faz necessário conhecer a formação territorial do Brasil?
e)      Escreva o nome dos países que fazem fronteira com o Brasil.




FONTE: (Ilustração: Bruno Algarve) 


A professora Jaqueline irá atender os alunos no Grupo nas quartas-feiras das 08:00 às 08:45 e nas quintas-feiras das 14:00 às 14:45.
Atenciosamente, Direção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensino Religioso 6º, 7º, 8º e 9º - 30/06

Inglês 9º - 25/06

Sugestões de Leitura