História e Geografia 7º - 26/05
Disciplina:
História
Professora:
Jaqueline
Estriser Gontarek
Turma – 7º ano
Assunto/ conteúdo: História da África
Turma – 7º ano
Assunto/ conteúdo: História da África
Habilidade
da BNCC: (EF07HI03) Identificar aspectos e processos
específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos
europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento
de saberes e técnicas.
ATIVIDADES:
1 - LEIA COM ATENÇÃO
CONHECER
A HISTÓRIA DA ÁFRICA
Ao
longo do tempo, os povos africanos desenvolveram uma grande diversidade de
culturas e de conhecimentos, como a metalurgia, o artesanato e a música.
A
África é o terceiro maior continente do planeta em extensão territorial. Tem uma
grande diversidade de povos, de diferentes etnias, culturas línguas e
religiosidade por todo o seu território.
Neste
continente, desde a Antiguidade, rios como o Nilo, o Congo e o Níger foram
importantes para o desenvolvimento da agricultura, para a formação de cidades e
reinos e também para a circulação de pessoas e de mercadorias.
As
sociedades africanas adotaram, ao longo de sua história, diversas formas de
organização social e política, com a existência desde pequenas comunidades
reunidas em aldeias até grandes impérios formados por vários reinos.
Os
principais reinos e impérios africanos foram:o Reino de Gana, o Império do
Mali, Império Songai, reinos Iorubás e Reino do Congo, cada qual com
características distintas.
No
território do Mali, algumas pessoas tinham a função de narrar histórias por
meio de poesias e com acompanhamentos musicais. Eram os chamados griôs.
Os
griôs existem até hoje e são bastante respeitados, pois tem uma função de
preservar e difundir conhecimentos sobre o passado ás novas gerações. Ao ajudar
a preservar a história e a cultura de seu povo, os griôs auxiliam no processo
de formação da identidade e valores de uma sociedade. Dotados de uma grande capacidade
de memorização, muitas vezes os griôs assumem papel importante em sua
comunidade, ao transmitir conhecimentos úteis para a vida cotidiana.
2 - Sobre
as sociedades e culturas da África, leia, a seguir, o texto da historiadora
brasileira Marina de Melo e Souza.
[...] Perceber a variedade das sociedades africanas pode nos ensinar a
conviver com a pluralidade que nos compõe, sem atribuir hierarquias aos
diferentes grupos culturais. Pode nos ajudar a vencer preconceitos herdados de
tempos passados e construir um futuro no qual existam condições de vida mais
igualitárias.
Marina de Melo e
Souza. África e Brasil africano. São Paulo. Ática, 2007.p.169.
RESPONDA:
a)
Segundo
a autora, por que é importante perceber e conhecer a variedade das sociedades
africanas?
b)
Explique
a relação que autora estabelece entre o estudo da história das sociedades
africanas e a questão do futuro.
c)
Você
concorda com a opinião da autora? Por quê?
3 - Qual
a importância do trabalho de um griô?
4 - Pense
nos ensinamentos mais importantes que você adquiriu com seus pais, tios, avós e
faça uma lista. Depois pense em maneiras criativas de transmitir esses
conhecimentos á outras pessoas, seja elaborando contos e poemas, seja compondo
músicas. Use sua criatividade. Registre no caderno.
Disciplina:
GEOGRAFIA
Professora:
Jaqueline
Estriser Gontarek
Turma – 7º ano
Assunto/ conteúdo: O território brasileiro.
Turma – 7º ano
Assunto/ conteúdo: O território brasileiro.
Habilidade
da BNCC (EF07GE09): Interpretar e elaborar mapas temáticos
e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações
demográficas e econômicas do Brasil(cartogramas) identificando padrões espaciais,
regionalizações e analogias espaciais.
1 - LEIA
O TEXTO:
A
FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL
O
Brasil nem sempre teve a configuração territorial que atualmente observamos. No
passado, os limites que separam o território brasileiro dos territórios vizinhos
eram bem diferentes.
O
Brasil passou por um processo de ocupação e povoamento ao longo dos séculos.
Até
1500, com a chegada dos primeiros portugueses, as terras que hoje fazem parte
do território brasileiro eram habitadas por povos indígenas de culturas muito
diversas, que falavam línguas diferentes e mantinham costumes e tradições
variados.
O
processo de povoamento do território por povos não indígenas teve início no
litotal, sobretudo com a exploração do pau-brasil. Mas, o povoamento efetivo
ocorreu ainda no século XVI, com o plantio da cana-de-açúcar em grande
propriedades. Isso levou a formação das primeiras vilas.
No
século XVII, o povoamento avançou em direção ao interior do território, com o
avanço da pecuária bovina. Durante o século XVIII, o povoamento do território
prossegue, além da atividade pecuária, a descoberta das minas de ouro e
diamante impulsionaram o povoamento em direção ao interior do território.
Ultrapassando os limites do Tratado de Tordesilhas, assinado entre Portugal e
Espanha em 1494.
No
século XIX, o povoamento avança para outras regiões, principalmente com o
início da produção de café.
Os
limites atuais do território brasileiro foram definidos somente no início do
século XX, com a assinatura de vários acordos e tratado fronteiriços
estabelecidos com os países vizinhos.
2 - Após
realizar a leitura, analise os mapas, e responda:
a)
Compare
os mapas e identifique as principais transformações ocorridas, que provocaram a
formação territorial do Brasil.
b)
Quais
territórios foram incorporados entre 1534 e 1789?
c)
Quantos
estados foram criados após 1943?
d)
Por
que se faz necessário conhecer a formação territorial do Brasil?
e)
Escreva
o nome dos países que fazem fronteira com o Brasil.
FONTE:
(Ilustração: Bruno Algarve)
A professora Jaqueline irá atender os alunos no Grupo nas quartas-feiras das 08:00 às 08:45 e nas quintas-feiras das 14:00 às 14:45.
Atenciosamente, Direção.
Comentários
Postar um comentário