Educação Física 8º e 9º - 09/06

ATIVIDADE AVALIATIVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Instruções: Copie no caderno os textos sobre ginástica rítmica e futsal e responda o questionário.

 

GINÁSTICA RÍTMICA:

 

A ginástica rítmica é um esporte que necessita de muito porte físico. Como uma modalidade que mistura dança e movimentos extremamente coordenados, para os praticantes a rotina começa cedo, na infância, baseando no comando direto e repetição de tarefas. A modalidade tem três características que são bem trabalhadas: Os movimentos corporais, o manuseio de instrumentos e o acompanhamento musical, formando assim a unidade em que se baseia o esporte. 

Equipamentos


Na ginástica rítmica é possível usar cinco instrumentos. Cada um pode ser usado em uma performance dependendo da necessidade, vejamos a seguir quais são nesse resumo da ginástica rítmica:

– Corda: Tem a característica de ser produzido ou por cânhamo ou por outro material sintético, desde que mantenha a sua flexibilidade. Suas medidas são proporcionais à altura da ginasta, com nós em seus limites. Os movimentos da ginasta podem ser executados com a corda aberta ou dobrada, presa em uma ou nas duas mãos. Sendo os principais movimentos corporais da corda os saltos.

– Arco: Feito de madeira ou plástico, o arco pode ter entre 80 a 90 centímetros, pesando em torno de 300 mg. É importante que o material não deforme. Esse instrumento define qual espaço que a ginasta vai usar, sendo exigido que ela faça trocas de mãos e tenha uma boa coordenação nos seus movimentos.

– Bola: É o único instrumento que não pode ficar em contato constante com a ginasta. Em uma apresentação o objeto deve passar pelo corpo dela. O material usado na concepção do instrumento pode ser plástico ou borracha e deve ter o diâmetro entre 18 e 20 centímetros, com o peso de 400 mg.

– Maças: Divididas em corpo (parte mais grossa), pescoço (parte afiliada) e a cabeça (parte constituída por uma esfera de três centímetros de diâmetro). São feitas de madeira ou plástico com em média 40 à 50 centímetros de comprimento, pesando até 150 mg. A ginasta costuma usar duas maças em suas performances para executar rolamentos, círculos, curvas ou formar figuras assimétricas.

 – Fita: Estilete, uma vareta e fita são os componentes deste instrumento. Os materiais de formação do objeto podem ser madeira, bambu, plástico ou fibra de vidro. Medindo em torno 0,5 centímetros de diâmetro com 50 ou 60 centímetros de comprimento. Seu aspecto pode ser cilíndrico, cônico ou as duas formas. O peso desse objeto deve ser até 35 mg, no máximo de quatro a seis centímetros de largura e seis metros de comprimento para ginasta do nível adulto.

 

Conheça as regras do Futsal – Fundamentos e história

futebol de salão, também conhecido como futsal, é um esporte de origem uruguaia do século XX. É uma variação do futebol, tendo, portanto, estruturas e algumas regras semelhantes. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres e em quadras tanto abertas quanto fechadas.

O chão da quadra, entretanto, deve ser uma superfície lisa em vez um gramado, como no futebol. É disputado por duas equipes, cada uma com 5 jogadores em campo. Devido às menores proporções, tanto da área da quadra quanto do número de jogadores, pode ser considerado um dos esportes mais populares do Brasil, ainda mais popular que o futebol.

 

O objeto usado para a prática desse esporte é uma bola e o objetivo principal do futsal é a marcação de pontos através de gols. A instituição responsável pelos eventos e pelas regras do futsal é a FIFUSA, Federação Internacional do Futebol de Salão.

Os movimentos permitidos do futsal

Assim como no futebol, o uso das mãos para o manejo e o deslocamento da bola é proibido. Os fundamentos, ou movimentos, a seguir são comuns ao futsal e ao futebol.

·       Passe: É o ato de chutar a bola para um companheiro da equipe.

·       Drible: É o ato de enganar o adversário com uma série de movimentos e passar por ele.

·       Cabeceio: É o ato de golpear a bola com a cabeça.

·       Chute: É o ato de golpear a bola com os pés.

·       Recepção: É o ato de interromper o percurso que a bola esteja fazendo.

·       Condução: É o ato de manejar a bola de forma que ela se desloque pelo campo.

As posições no futsal e no futebol

·       Goleiro: Defende o gol do próprio time contra tentativas adversárias de marcar pontos.

·       Fixo: Semelhante ao zagueiro do futebol, tem função de defesa.

·       Ala esquerdo e ala direito: Tema função de ajudar no ataque, trabalhando nas áreas laterais da quadra.

·       Pivô: Também conhecido como atacante, principal responsável pela tentativa de marcação de gols.

As regras do futsal

1.   Cada partida de futsal tem 40 minutos de duração, sendo dividida em dois tempos de 20 minutos.

2.   O jogo é supervisionado por um árbitro.

3.   O uso dos braços, do tronco, da cabeça, das pernas e dos pés é permitido para o manejo e condução da bola. O uso das mão é proibido a todos os jogadores, com exceção dos goleiros.

4.   Em caso de falta, um jogador pode receber do árbitro um cartão amarelo ou um cartão vermelho. O cartão vermelho indica expulsão imediata, bem como três cartões amarelos para o mesmo jogador.

5.   O objetivo é fazer com que a bola atravesse a trave da área adversária do campo.

6.   A equipe vencedora é aquela que obtiver mais pontos ao final da partida.

7.   As cobranças de falta são semelhantes às do futebol: Escanteio, tiro de meta, arremesso lateral e arremesso de canto.


Responda o Questionário Online:      

https://forms.gle/bUXZNMXTJY7aeths5

 

 Sugestão de vídeos complementares (opcional):

- GR:  https://www.youtube.com/watch?v=nK-ME4pB5aY

-  Futsal: https://www.youtube.com/watch?v=1EM06-AuuBk&list=PLsOTV5C3YO6LrX5-NlgU40qyeGPd9HQGa&index=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artes 6º - 09/06

Tutorial Classroom

Ensino Religioso 6º, 7º, 8º e 9º - 30/06