História 7º - 23/06

Tarefa quarentena O3   -    Junho de 2020

01- identificação

Disciplinas: HISTÓRIA

Professora: Jaqueline Estriser Gontarek
Turma – 7º ano
Assunto/ conteúdo:

·         A expansão marítima europeia;

  

ATIVIDADE 01

(LEIA O TEXTO, OBSERVE OS MAPAS E RESPONDA):

Expansão marítima europeia

A partir do século XV, quando os europeus , principalmente portugueses e os espanhóis, começaram a se aventurar em longas viagens marítimas, teve início um período de expansão marítima, também chamado de Grandes Navegações.

O pioneirismo português:

·         Posição geográfica favorável(com o Oceano Atlântico fazendo fronteira ao Sul);

·         Centralização do poder nas mãos de um único rei;

·         Interesses comerciais (principalmente em produtos vindos do oriente, como as especiarias);

O objetivo era contornar o continente africano, primeiro pelo oceano Atlântico e depois pelo Índico, para chegarem às Índias. Para conseguirem este feito, os portugueses precisaram de quase um século. O primeiro ponto alcançado na África foi Ceuta, cidade conquistada após batalha com os árabes, em 1415. Depois, gradativamente os portugueses foram conquistando ilhas e pontos do litoral africano, em direção ao sul. Em 1488, Bartolomeu Dias conseguiu contornar o Cabo das Tormentas, que passou a se chamar Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África. Dez anos mais tarde, em 1498, Vasco da Gama chegou ao porto de Calicute na Índia, completando o trajeto estipulado e acessando um rico mercado de produtos orientais.

Fonte:https://escolakids.uol.com.br/historia/expansao-maritima-europeia.htm?aff_source=56d95533a8284936a374e3a6da3d7996

 MAPA 01

 

MAPA 02

FONTE:https://pt.slideshare.net/Felipe-Franco_irici/integrao-do-rio-grande-do-sul-ao-brasil-9950672

 

MAPA 03

FONTE:https://www.coladaweb.com/historia/imperio-colonial-portugues

ATIVIDADE:

1-Conforme o mapa 01, o mundo conhecido pelos europeus compreendia parte de quais continentes? 

2-De acordo com o mapa 02, onde os portugueses buscavam mercadorias para comerciar na Europa? 

3- O mapa 03 mostra as principais rotas marítimas percorridas pelos portugueses e espanhóis no período da expansão marítima europeia. De acordo com o mapa, qual rota espanhola chegou à América? Qual das rotas levou os portugueses até o território onde hoje é o Brasil?


ATIVIDADE O2

AS RIQUEZAS DO ORIENTE

Na Europa, antes das explorações marítimas, a maior parte das atividades comerciais era feita por rotas terrestres ou por rotas marítimas curtas (como é possível observar no mapa 02, da atividade anterior). Os produtos que geravam mais riquezas para os mercadores eram as especiarias, trazidas do oriente por comerciantes indianos e chineses.

Buscar esses produtos, por meio de viagens marítimas, seria muito lucrativo para mercadores europeus.

Mas, o que são especiarias?

Especiarias são tipos de plantas ou ervas aromáticas, como cravo, noz-moscada, pimenta, canela e açafrão. Elas eram usadas como condimento, mas também ajudavam a preservar alguns tipos de alimentos, além de serem usadas na cura e prevenção de doenças, graças asuas propriedades medicinais.

Atualmente, elas são muito comuns em nosso dia a dia, mas no século XV eram mais raras e valiosas.

Fonte: MINORELLI, Caroline Torres. Convergências História: anos finais:7ºano-2.ed.São Paulo: Edições SM,2018.

ATIVIDADE:

1-Ao longo de uma semana, anote no caderno todas as vezes que consumir algum alimento com especiarias. Se possível pesquise o nome e as propriedades de outras especiarias. Escreva nesse relato sobre qual especiaria estava presente em sua alimentação, qual é o seu sabor, se esse alimento é comum em seu dia a dia. 

2- Escreva no seu caderno uma receita que contenha uma ou mais especiarias. Se possível, faça essa receita junto com sua família e tire foto depois de pronta. Posteriormente, registre a experiência de conhecer tais produtos, ainda muito utilizados nas receitas culinárias, que no século XV impulsionaram a expansão marítima europeia. 

OBS:

·         Responda as questões no caderno de HISTÓRIA.

·         O prazo de entrega é de uma semana.

·         Enviar foto da atividade pronta no wattsapp da professora, com nome do aluno e turma.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artes 6º - 09/06

Tutorial Classroom

Ensino Religioso 6º, 7º, 8º e 9º - 30/06