História e Geografia 8º - 23/06

Tarefa quarentena O3   -    Junho de 2020

01- identificação

Disciplinas:HISTÓRIA/GEOGRAFIA

Professora: Jaqueline Estriser Gontarek
Turma – 8º ano
Assunto/ conteúdo:

 

                     As inovações tecnológicas (HIS)

                     A sociedade industrial (HIS)

·         A ação humana e as paisagens (GEO)

  

ATIVIDADE 01

Estudamos que a Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra e teve impacto por todo o mundo. O grande impulsionador dessa revolução foi o motor á vapor, que permitiu o desenvolvimento técnico para a transformação de recursos da natureza voltados á produção de energia e á mecanização.

O uso da máquina a vapor possibilitou aumento da produção, principalmente no setor têxtil.  E, ao mesmo tempo em que se acelerava a produção fabril, os meios de transportes eram aperfeiçoados.

Com a criação do barco a vapor , em 1807, e da locomotiva em 1825, pessoas e produtos passaram a ser transportados com mais rapidez.

Sendo assim, a paisagem e o modo de vida da época começaram á se modificar. Pois além das mudanças sociais e econômicas, a Revolução Industrial provocou grande impacto ambiental na Inglaterra e em outros países industrializados.

A corrida pela industrialização, e com o entusiasmo com o progresso, não havia preocupações com a questão ambiental.

Na Inglaterra, o enorme desmatamento decorrente da necessidade de matéria-prima para as indústrias causou a destruição da fauna e da flora locais. A poluição das fábricas também afetou o ecossistema inglês. Do mesmo modo, em outros países industrializados, o uso desenfreado dos recursos naturais causou desmatamentos, poluição da água, do ar e do solo e a destruição de ecossistemas. Esses impactos ambientais podem ser percebidos até os dias atuais, e afetam a população mundial como um todo.

Fonte: MINORELLI, Caroline Torres. Convergências História: anos finais: 8ºano-2.ed.São Paulo: Edições SM,2018.  



ATIVIDADE:


1-    As máquinas estão presentes em nossas vidas. E muitas vezes não nos damos conta do impacto que o meio ambiente sofreu para obtermos produtos industrializados em nosso cotidiano. Veja a imagem á seguir:

 a)    Selecione um produto industrializado que você possui em sua casa, (alimento, eletrônico, cosmético, automóvel...) Pesquise sobre o processo de industrialização desse produto (matéria-prima, mão de obra,uso de água, combustível,transporte...)Anote no caderno.

 b)    Converse com seus familiares e procure saber quais produtos industrializados eles utilizam na agricultura hoje.

                     Escreva se esses produtos causam ou causaram uma mudança no modo de vida deles;

                     De que maneira eles chegaram á sua família?

                     Quais ferramentas ou fazeres foram substituídos por equipamentos industrializados?

                     Em sua opinião o uso da tecnologia no meio rural causa impacto no meio ambiente? Justifique.

  

ATIVIDADE 02

A sociedade industrial

A Revolução Industrial consolidou a burguesia como uma das classes de maior poder na sociedade europeia. Além disso, a industrialização marcou o crescimento da população trabalhadora assalariada urbana, que formou a classe chamada proletariado. Esses trabalhadores passaram a vender o seu tempo e a sua força de trabalho em troca de salário.

Nesse período ocorreu o crescimento das cidades.Além das péssimas condições de moradia, esses trabalhadores desempenhavam suas atividades em ambientes das fábricas muitas vezes insalubres, com longas jornadas de trabalho, e ainda sem nenhuma segurança.

Ocorriam muitos acidentes de trabalho, castigos, penalidades e o trabalhador não tinha direitos. O salário das mulheres era menor do que o dos homens. As crianças também trabalhavam nas fábricas, e a maioria não estudava.

O capitalismo se expandiu e acabou se consolidando como sistema econômico.

Diante desse quadro, e buscando estimular a organização dos trabalhadores para reivindicar seus direitos teve inicio a formação dos sindicatos.

ATIVIDADES:

1-    Produza um mapa mental/conceitual sobre a sociedade industrial. Pode ser feito em folha de sulfite e depois colar no caderno. Use sua criatividade, para a construção, você pode pesquisar exemplos e realizar mais leitura sobre o tema.

  

OBS: AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO DE HISTÓRIA, COM PRAZO PARA A ENTREGA DE UMA SEMANA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artes 6º - 09/06

Tutorial Classroom

Ensino Religioso 6º, 7º, 8º e 9º - 30/06