História e Geografia 8º - 23/06
Tarefa quarentena O3 - Junho de 2020
01- identificação
Disciplinas:HISTÓRIA/GEOGRAFIA
Professora: Jaqueline
Estriser Gontarek
Turma – 8º ano
Assunto/ conteúdo:
•
As inovações tecnológicas (HIS)
•
A sociedade industrial (HIS)
·
A ação humana e as paisagens (GEO)
ATIVIDADE 01
Estudamos que a Revolução Industrial ocorreu
na Inglaterra e teve impacto por todo o mundo. O grande impulsionador dessa
revolução foi o motor á vapor, que permitiu o desenvolvimento técnico para a
transformação de recursos da natureza voltados á produção de energia e á
mecanização.
O
uso da máquina a vapor possibilitou aumento da produção, principalmente no
setor têxtil. E, ao mesmo tempo em que
se acelerava a produção fabril, os meios de transportes eram aperfeiçoados.
Com
a criação do barco a vapor , em 1807, e da locomotiva em 1825, pessoas e
produtos passaram a ser transportados com mais rapidez.
Sendo
assim, a paisagem e o modo de vida da época começaram á se modificar. Pois além
das mudanças sociais e econômicas, a Revolução Industrial provocou grande
impacto ambiental na Inglaterra e em outros países industrializados.
A
corrida pela industrialização, e com o entusiasmo com o progresso, não havia
preocupações com a questão ambiental.
Na
Inglaterra, o enorme desmatamento decorrente da necessidade de matéria-prima
para as indústrias causou a destruição da fauna e da flora locais. A poluição
das fábricas também afetou o ecossistema inglês. Do mesmo modo, em outros
países industrializados, o uso desenfreado dos recursos naturais causou desmatamentos,
poluição da água, do ar e do solo e a destruição de ecossistemas. Esses
impactos ambientais podem ser percebidos até os dias atuais, e afetam a
população mundial como um todo.
Fonte: MINORELLI,
Caroline Torres. Convergências História: anos finais: 8ºano-2.ed.São Paulo:
Edições SM,2018.
ATIVIDADE:
1- As máquinas estão presentes em nossas vidas. E muitas vezes não nos damos conta do impacto que o meio ambiente sofreu para obtermos produtos industrializados em nosso cotidiano. Veja a imagem á seguir:
•
Escreva
se esses produtos causam ou causaram uma mudança no modo de vida deles;
•
De
que maneira eles chegaram á sua família?
•
Quais
ferramentas ou fazeres foram substituídos por equipamentos industrializados?
•
Em
sua opinião o uso da tecnologia no meio rural causa impacto no meio ambiente?
Justifique.
ATIVIDADE 02
A
sociedade industrial
A Revolução Industrial consolidou a burguesia
como uma das classes de maior poder na sociedade europeia. Além disso, a
industrialização marcou o crescimento da população trabalhadora assalariada
urbana, que formou a classe chamada proletariado. Esses trabalhadores passaram
a vender o seu tempo e a sua força de trabalho em troca de salário.
Nesse período ocorreu o crescimento das
cidades.Além das péssimas condições de moradia, esses trabalhadores
desempenhavam suas atividades em ambientes das fábricas muitas vezes
insalubres, com longas jornadas de trabalho, e ainda sem nenhuma segurança.
Ocorriam muitos acidentes de trabalho,
castigos, penalidades e o trabalhador não tinha direitos. O salário das
mulheres era menor do que o dos homens. As crianças também trabalhavam nas
fábricas, e a maioria não estudava.
O capitalismo se expandiu e acabou se
consolidando como sistema econômico.
Diante desse quadro, e buscando estimular a
organização dos trabalhadores para reivindicar seus direitos teve inicio a
formação dos sindicatos.
ATIVIDADES:
1- Produza um mapa mental/conceitual sobre a sociedade industrial. Pode ser feito em folha de sulfite e depois colar no caderno. Use sua criatividade, para a construção, você pode pesquisar exemplos e realizar mais leitura sobre o tema.
OBS:
AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO DE HISTÓRIA, COM PRAZO PARA A ENTREGA DE UMA SEMANA.
Comentários
Postar um comentário