Língua Portuguesa 7º ano - 19/06

Atividade 01.

Continuação de: Mal e mau.

 

 Lembrando que:  Mal é o contrário de bem.

                                Mau é o contrário de bom.


1.Complete com mal e mau:

a) Hoje estou passando muito_____________

b) Chapeuzinho fugiu do lobo ­­­­­­­­­­­­­­­­_____________

c) Ele é muito___________, pois pratica o____________

d) O _________ jamais vencerá o ____________

e) Este é um momento muito__________

 

2.Reescreva as frases, substituindo a palavra destacada por mal ou mau:

 a) O seu texto está bem escrito.

 ______________________________________________________________

 b) Marcos passa roupas muito bem.

 ______________________________________________________________

 c) Junior é um menino bom.

 _______________________________________________________________

 d) O cigarro faz bem à saúde.

 ______________________________________________________________

 e) Joana foi bem na prova.

 ______________________________________________________________

 

 

 

CRÔNICA.

É um gênero que pode ter um viés literário ou defender uma ideia por meio de argumentos. Pode, ainda, assumir um caráter mais lírico ou mais humorístico. A crônica é caracterizada por sua ligação com o cotidiano e pelo tom de conversa do cronista com o leitor.

 

 

Acesse o link e assista o vídeo explicativo:

https://www.youtube.com/watch?v=CorVTC_rV8U

 

Atividade 02.

Leia o texto abaixo:

Crônica: A Bola.

(Luis Fernando Veríssimo).

 

O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola.

O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse "Legal!". Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando não gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.

- Como é que liga? - perguntou.

- Como, como é que liga? Não se liga.

O garoto procurou dentro do papel de embrulho. - Não tem manual de instrução?

O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.

- Não precisa manual de instrução.

- O que é que ela faz?

- Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.

- O quê?

- Controla, chuta...

- Ah, então é uma bola.

- Claro que é uma bola.

- Uma bola, bola. Uma bola mesmo.

- Você pensou que fosse o quê?

- Nada, não.

O garoto agradeceu, disse "Legal" de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de bip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina.

O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.

- Filho, olha.

O garoto disse "Legal" mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.

 

Copie e responda no caderno:

1.Qual foi o presente que o menino ganhou do pai?

2.Qual foi a reação do menino ao ganhar o presente?

3.O que o menino realmente gostava de fazer?

4.A bola que o menino ganhou era feita de?

5.O que o autor pretende com esse texto?

 

Atividade 03-  Leitura e interpretação.

Crônica - O uso correto da tecnologia.

Chegamos a uma geração onde, quanto mais o tempo passa, mais as pessoas dependem de seus aparelhos cuja praticidade faz com que cadernos, jornais e até mesmo livros sejam substituídos. Antes, era comum encontrar pessoas em bibliotecas fazendo pesquisas em enciclopédias diversas, mas hoje em dia o que vemos são pessoas e seus aparelhos de todos os tipos e tamanhos fazendo suas pesquisas às pressas, sem prestar muita atenção no que fazem.
A praticidade proporcionada pelo avanço da tecnologia é surpreendente em comparação com antigamente, agora ficou tudo mais fácil; pesquisas, contato 
com pessoas de outros países, lazer... Tudo em um único aparelho, o que é realmente incrível, mas pode te tirar a atenção do mundo lá fora.

Mas existem pessoas que conseguem equilibrar sua vida, e fazem o uso de seus aparelhos eletrônicos sem se esquecer do mundo, do ar livre, de vida de verdade. Estas pessoas utilizam todos os bens que a tecnologia pode trazer ao ser humano, porém sem se viciar, são pessoas responsáveis e que sabem que existe um mundo fora do computador. É esse o tipo de gente que devemos seguir, porque a tecnologia pode sim ajudar a humanidade, sem substituir a vida real."
(Fonte: ANTONINO, Carol. Crônica - O uso correto da tecnologia. Disponível em: http://tectudogv.blogspot.com/. Acesso em: 17 jul. 2019).

 

Copie a questão e responda no caderno:

 1.Segundo a crônica, assinale a alternativa que corresponde à vantagem do uso da tecnologia:

(    ) Ser um elo com o futuro.

(    ) Ser um elo com o passado.

(    ) Poder tirar a atenção do mundo real.

(    )Ser a praticidade de ter vários recursos em um único aparelho.

(    ) Não precisar prestar muita atenção no que está pesquisando.

 

Atividade 04.

Utilizando o tema da crônica acima (Tecnologia).

Realize uma produção textual com o mínimo de 10 linhas  e o máximo de 15. Explanando a sua opinião sobre o assunto.


 O prazo para a entrega das atividades é de quinze dias.

  BOM TRABALHO!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artes 6º - 09/06

Tutorial Classroom

Ensino Religioso 6º, 7º, 8º e 9º - 30/06