Língua Portuguesa 8º - 05/06
CONTEÚDO: Parônimos
Texto explicativo
Alunos e alunas, esse
conteúdo que vamos aprender hoje é bem tranquilo! Para ficar fácil de entender
esse assunto, é legal conhecermos a etimologia dessa palavra, ou seja, a origem
do termo “parônimo”. A origem é do grego paronymos, que significa “de nome semelhante”,
formada por para-, “ao lado”, mais onymos, “nome”. São palavras semelhantes na escrita e/ou na
pronúncia.
Palavras parecidas na
pronúncia (fala) ou na escrita são chamadas de parônimos. Legal, não é mesmo?
Muito!
Atenção: elas são parecidas,
mas possuem significados diferentes, por isso precisamos ter cuidado durante o
uso, portanto leitura e dicionário são ótimos recursos para o conhecimento da
escrita e significados das palavras.
Língua
Portuguesa – Parônimos
Atividade nº 01
a) Em seu caderno, coloque o tema da atividade (parônimos), a data de realização e proceda como o solicitado.
- Procure no
dicionário o significado das palavras abaixo e anote em seu caderno.
- absorver
e absolver;
- aferir
e auferir;
- apóstrofe
e apóstrofo;
- cavaleiro e cavalheiro;
- conjuntura e conjectura;
- deferir e diferir;
- descrição e discrição;
- dirigente e diligente;
- discriminar e descriminar;
b) -
Copie as frases abaixo em seu caderno, completando os espaços com uma das
palavras que estão nos parênteses (a palavra adequada ao contexto):
– O juiz decidiu __________________o réu. (absorver
e absolver)
- Minha mãe usou uma esponja para _________________ a
água da pia. (absorver e absolver)
-
A professora pediu a ______________das atividades. (descrição e discrição)
-
O chefe pediu que o trabalho fosse feito com bastante__________ (descrição e
discrição)
-
Paula foi acusada de __________um colega de sua turma (discriminar e
descriminar)
c) Observe
as palavras parônimas (em vermelho) e leve o enunciado para seu caderno,
completando os espaços com a palavras corretas para esse contexto:
Comprimento,
cumprimento, despensa, dispensa, acidentes, incidentes, descrição, discrição
Ø Após o __________ de suas atividades da tarde, o
fisioterapeuta pediu _________ de sua jornada, porque tinha um importante
compromisso. Os pacientes o admiram, pois ele trabalha com muita ________ e sem
causar __________ .
Atividade nº2
Parônimos - continuação
Atividade: produção textual
Em seu caderno,
produza um texto (gênero livre) utilizando as seguintes palavras parônimas: cavaleiro e cavalheiro, descrição e
discrição, descriminar e discriminar. Como você aprendeu durante o estudo
desse tema, essas palavras são parecidas, mas possuem significados diferentes.
Use sua criatividade para contextualizar em seu texto todas as palavras em
negrito, de modo que o texto faça sentido e que tenha um começo, um meio e um
fim.
Ø - Produzir no caderno
da disciplina;
Ø - Colocar a data da
atividade e seu nome;
Ø - Não esquecer do
título e do cuidado com a ortografia;
Ø - Reler sempre para
encontrar possíveis erros.
Comentários
Postar um comentário