Língua Portuguesa 8º - 05/06

CONTEÚDO: Parônimos

Texto explicativo

Alunos e alunas, esse conteúdo que vamos aprender hoje é bem tranquilo! Para ficar fácil de entender esse assunto, é legal conhecermos a etimologia dessa palavra, ou seja, a origem do termo “parônimo”. A origem é do grego paronymos, que significa “de nome semelhante”, formada por para-, “ao lado”, mais onymos, “nome”.  São palavras semelhantes na escrita e/ou na pronúncia.

Palavras parecidas na pronúncia (fala) ou na escrita são chamadas de parônimos. Legal, não é mesmo? Muito!

Atenção: elas são parecidas, mas possuem significados diferentes, por isso precisamos ter cuidado durante o uso, portanto leitura e dicionário são ótimos recursos para o conhecimento da escrita e significados das palavras.

 



 

Língua Portuguesa – Parônimos

Atividade nº 01

 a)    Em seu caderno, coloque o tema da atividade (parônimos), a data de realização e proceda como o solicitado.

- Procure no dicionário o significado das palavras abaixo e anote em seu caderno.

  • absorver e absolver;
  • aferir e auferir;
  • apóstrofe e apóstrofo;
  • cavaleiro e cavalheiro;
  • conjuntura e conjectura;
  • deferir e diferir;
  • descrição e discrição;
  • dirigente e diligente;
  • discriminar e descriminar;

b) - Copie as frases abaixo em seu caderno, completando os espaços com uma das palavras que estão nos parênteses (a palavra adequada ao contexto):

– O juiz decidiu __________________o réu. (absorver e absolver)

- Minha mãe usou uma esponja para _________________ a água da pia. (absorver e absolver)

- A professora pediu a ______________das atividades. (descrição e discrição)

- O chefe pediu que o trabalho fosse feito com bastante__________ (descrição e discrição)

- Paula foi acusada de __________um colega de sua turma (discriminar e descriminar)

 

c) Observe as palavras parônimas (em vermelho) e leve o enunciado para seu caderno, completando os espaços com a palavras corretas para esse contexto:

 

Comprimento, cumprimento, despensa, dispensa, acidentes, incidentes, descrição, discrição

 

Ø    Após o __________ de suas atividades da tarde, o fisioterapeuta pediu _________ de sua jornada, porque tinha um importante compromisso. Os pacientes o admiram, pois ele trabalha com muita ________ e sem causar __________ .

 

 Atividade nº2                                                                                      

Parônimos - continuação

Atividade: produção textual

Em seu caderno, produza um texto (gênero livre) utilizando as seguintes palavras parônimas: cavaleiro e cavalheiro, descrição e discrição, descriminar e discriminar. Como você aprendeu durante o estudo desse tema, essas palavras são parecidas, mas possuem significados diferentes. Use sua criatividade para contextualizar em seu texto todas as palavras em negrito, de modo que o texto faça sentido e que tenha um começo, um meio e um fim.

Ø  - Produzir no caderno da disciplina;

Ø  - Colocar a data da atividade e seu nome;

Ø  - Não esquecer do título e do cuidado com a ortografia;

Ø  - Reler sempre para encontrar possíveis erros.

 

BONS ESTUDOS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artes 6º - 09/06

Tutorial Classroom

Ensino Religioso 6º, 7º, 8º e 9º - 30/06