História 9º - 23/06

Tarefa quarentena O3   -    Junho de 2020

 

01- identificação

Disciplinas: HISTÓRIA

Professora: Jaqueline Estriser Gontarek
Turma – 9º ano
Assunto/ conteúdo:

·         Primeira Guerra Mundial

 

ATIVIDADE 01

 TEXTO RESUMO - PARA LEITURA.

IMPERIALISMO E TENSÕES NACIONALISTAS

História do Imperialismo e Neocolonialismo

Já em 1850, Inglaterra, FrançaAlemanhaBélgicaItália e EUA, eram grandes potências industriais. E exerceram atitudes imperialistas buscando influência em outros continentes. Com o objetivo de aumentarem seu lucro,  estes países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos.  O neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo. 

Na verdade, o que estes países queriam era o reconhecimento industrial internacional, e, para isso, foram em busca de locais onde pudessem encontrar matérias primas e fontes de energia.

Como conclusão, pode-se afirmar que os colonialistas só se interessavam pelo lucro das colônias. Foi somente no século XX que as colônias conseguiram suas independências, porém herdaram dos europeus,  países marcados pela exploração, subdesenvolvimento e dificuldades políticas.

 

 

Partilha da África e Ásia

BELLE ÉPOQUE – Começou na França, mais ou menos em 1880, e se estendeu até a  Primeira Guerra Mundial, em 1914. No Brasil, tem início em 1889, com a Proclamação da República, e vai até 1922, com o Movimento Modernista e a Semana da Arte Moderna em São Paulo.  Esta é até hoje relembrada como uma época de florescimento do belo, de transformações, avanços e paz. Surgem novas descobertas e tecnologias como o  como o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, a bicicleta, o automóvel, o avião, entre outras invenções, e o cenário cultural fervilha com o aparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema. Paris se torna o centro cultural mundial, com seus cafés-concertos, balés, operetas, livrarias, teatros, boulevards e a alta costura inspirando e influenciando várias regiões do Planeta.




1ª GRANDE GUERRA MUNDIAL(1914-1918)

    Antecedentes – Descontentamento com a partilha da Ásia e da África. ( Alemanha e Itália ficaram fora do processo neocolonial, enquanto França e Inglaterra exploravam diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor). A insatisfação da Itália e da Alemanha, é uma das causas da Grande Guerra, porque no início do século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, na disputa pelos mercados consumidores.  --Corrida armamentista para se protegerem, ou atacarem. Esta corrida bélica gerava  apreensão e medo, onde um tentava se armar mais do que o outro.

Rivalidade entre as duas nações poderosas da época (Inglaterra e França). A França havia perdido a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. O revanchismo francês esperava para retomar a rica região perdida.

O pan-germanismo e o pan-eslavismo. Existia uma forte vontade nacionalista dos germânicos em unir, em apenas uma nação, todos os países de origem germânica. O mesmo acontecia com os países eslavos.

O início da Grande Guerra- O estopim foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). As investigações levaram ao criminoso, um jovem sérvio, integrante do grupo mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria nos Bálcãs. O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, em 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.

Política de Alianças- Os países europeus fizeram alianças políticas e militares:  Tríplice Aliança ou potencias centrais (Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha) e Tríplice Entente, (França, Rússia e Reino Unido). O Brasil participou do lado da Entente, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos.

As batalhas desenvolveram-se principalmente em trincheiras. Os soldados ficavam, muitas vezes, centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território. A fome e as doenças também eram os inimigos destes guerreiros. No fim da 1ª guerra, foram utilizados novas tecnologias bélicas (tanques de guerra e aviões). Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas como empregadas.

Fim do conflito- Só em 1917 os EUA entraram no conflito ao lado da  Entente, pois havia acordos comerciais a defender com Inglaterra e França (os EUA vendiam armas e outros produtos, se eles perdessem os EUA teriam prejuízos). A entrada dos EUA  marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados  assinaram o Tratado de Versalhes que impunha restrições e punições. A Alemanha teve o exército reduzido, a indústria bélica controlada,  perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena e teve que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes  influenciou a Segunda Guerra Mundial.A guerra gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos. – Depois da Guerra foi criada a Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial. Consequências para o Brasil: fortalecimento e desenvolvimento da indústria.

 

ATIVIDADE: 

1-Copiar no caderno o esquema a seguir e completar os quadros sobre os principais processos referentes à Primeira Guerra Mundial.

/7

ATIVIDADE 02

Na Primeira Guerra Mundial foram utilizadas as trincheiras, locais insalubres onde os soldados permaneciam por dias e até meses.

Pesquise curiosidades sobre essas trincheiras e, seguindo o exemplo abaixo, produza um desenho representando o que você pesquisou. (pode ser feito em folha de sulfite).

Fonte:https://www.google.com.br/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fbr.pinterest.com

 

OBS: AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO DE HISTÓRIA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensino Religioso 6º, 7º, 8º e 9º - 30/06

Inglês 9º - 25/06

Sugestões de Leitura